EPISÓDIOS
O que faz milhares de pessoas caminhar? Que razões mobilizam a fé? Que elementos constroem essa rede de fiéis? Que conjunto de símbolos permeiam essas festividades?
Longe de uma descrição estetizada, descritiva e fria, buscamos o componente humano dos depoimentos, imagens fruto de olhares carregados de autoria e curiosidade, numa relação mais direta com o ser humano que predica a fé como fenômeno popular no Brasil atual.
EPISÓDIOS:
Hanamatsuri ou Festival das Flores - São Paulo (SP)
Uma festa milenar, realizada há 60 anos, pela maior comunidade japonesa fora do Japão, no bairro da Liberdade, cidade de São Paulo. A cada ano em abril, o nascimento de Buda é comemorado e seus ensinamentos e filosofia reafirmados por crianças, jovens e adultos, que recitam mantras e percorrem as ruas da metrópole alegremente.
Semana Santa de Ouro Preto - Outro Preto (MG)
Nas ruas centenárias de Ouro Preto, há mais de três séculos, os moradores rememoram com arte a Paixão de Cristo. A história da cidade e dessas celebrações, as procissões, a encenação, os movimentos de preparação da festa até a feitura dos tapetes que cobrem as ruas da cidade, que recebe milhares de turistas, para a comemoração da páscoa.
Festa de Nossa Senhora da Boa Morte - Cachoeira (BA)
Na centenária Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano, mulheres negras comemoram, em agosto, a Festa da Boa Morte. Reconhecidas como as mães do sincretismo religioso, empoderado e politizado, essas mulheres contam a história diferente de que está nos livros oficiais e mostram a força que têm no combate ao racismo e à intolerância religiosa.
Festa do Divino - Pirenópolis (GO)
Na bucólica Pirenópolis, interior de Goiás, a Festa do Divino se estende por todo o ano, e há 200 anos. Em agosto, no ápice da festa reisados, juizados, bandas de música e procissões e mascarados tomam as ruas em comemoração ao Divino Espírito Santo. Enquanto homens encenam as batalhas medievais de Mouros contra Cristãos, mascarados e índios invadem o cenário, com irreverencia, alegria e crítica social.
Festa do Pau da Bandeira S. Antônio - Barbalha (CE)
No Cariri, região fortemente marcada por movimentos religiosos seculares, como os Penitentes, o carregamento do Pau da Bandeira para Santo Antônio, realizado anualmente em Barbalha no mês de junho envolve centenas de homens e mulheres. Uma cartasse coletiva, regada na fé e nas tradições e resistência das bandas de pífanos e grupos da cultura popular.
Missa do Vaqueiro - Serrita (PE)
Conterrâneos e contemporâneos de Raimundo Jacó e do cantor Luiz Gonzaga contam a história de vida do vaqueiro, que se estende à vários outros, que habitam o Sertões brasileiros. A história das conquistas desses trabalhadores e a fé que leva, há 50 anos, homens e mulheres de várias cidades a uma missa realizada na zona rural de Serrita, no interior de Pernambuco, para homenagear o vaqueiro e celebrar a vida.
Festa do Morro da Conceição - Recife (PE)
A Festa do Morro da Conceição é celebrada por milhares de pessoas há 200 anos no Recife, capital de Pernambuco. No episódio registramos um pouco as personagens e as histórias de fé e luta que rodeiam a paróquia da santa e ajudam a remontar o passado do Morro, que fica numa das regiões mais populosas do Recife.
Círio de Nazaré - Belém do Pará (PA)
Neste programa registramos a Festa do Círio, uma grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, e reconhecidamente a maior festa religiosa do Brasil. Realizada há mais de 200 anos, anualmente, no segundo domingo de outubro, em Belém, capital do Pará, uma das cidades mais emblemáticas do Norte do Brasil, região Amazônica. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a festa abriga aspectos religiosos, ligados à fé e devoção e manifestações culturais.
Romaria do Padre Cícero - Juazeiro do Norte (CE)
Neste episódio acompanhamos a viagem de um grupo de romeiros, que partem do Recife, capital de Pernambuco, num ônibus fretado, rumo a Juazeiro do Norte, no Ceará, um dos principais destinos de turismo religioso e peregrinação do país. Lá participam, junto a milhares de outros devotos, de uma das Romarias de Padre Cícero.
Festa de Iemanjá - Salvador (BA)
Neste programa registramos os cem anos da Festa de Iemanjá, que ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, na Praia do Rio Vermelho, na cidade Salvador, estado da Bahia, que reverencia a orixá mais popular do Brasil, associada ao mar, à fartura, a rainha do mar, padroeira dos pescadores, a festa mais emblemática do Candomblé no Brasil.
Corrida do Imbú Pankararú - TI Pankararu (PE)
Registramos a maior manifestação religiosa, sagrada e cultural do Povo Indígena Pankararu, que habita as terras indígenas Pankararu e Entre Serras, localizadas nos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, no Sertão Pernambucano. A Coorida do Imbú é um momento de fortalecimento da cultura Pankararu, uma forma de agradecer aos seus ancestrais e também de purificação para os indígenas.
Festas de Oxum – Recife, Olinda, Cabo de Sto. Agostinho e Paulista (PE)
Registramos diferentes festas que o povo de Axé realiza, no mês de julho, para a Orixá Oxum, em Terreiros de Candomblé na Região Metropolitana do Recife, capital de Pernambuco. Reconhecida como mãe das águas, dos rios e cachoeiras, é também associada ao amor, à maternidade e à fecundidade, e é uma das orixás mais cultuadas pelas religiões de matriz africana no Brasil.