top of page

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio - Barbalha - CE

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é realizada na cidade de Barbalha, interior do Ceará, há mais de um século. O programa revela desde os preparativos, com o corte da árvore que é carregada deste a zora rural até o centro de cidade anualmente, em comemoração ao santo padroeiro da cidade. Investiga ainda as origens da forte religiosidade dessa região do Sertão do Cariri, que envolve também práticas seculares de como os grupos de penitentes 

e incelências, descortinando as origens sociais e culturais desta manifestação,

além de mostrar a estreita relação dos tradicionais grupos da cultura popular caririrense

como as bandas cabaçais, os grupos de reisados, o maneiro pau e vários outros da região com essa festa e sua religiosidade.

pau da bandeira 5.png
pau da bandeira 2.png
pau da bandeira 4.png
pau da bandeira 7.png

Barbalha é um município do Estado do Ceará, com pouco mais de 60 mil habitantes. A denominação original da cidade era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha, em alusão ao santo padroeiro da Cidade. Em 1876 foi elevada à categoria de cidade.

Situada na Chapada do Araripe, Barbalha se destaca na região por possuir um vasto e preservado sítio arquitetônico composto por diversos prédios públicos e particulares, o que atrai estudiosos e interessados no turismo histórico. Contando com cerca de 40 prédios, o casario do Centro Histórico de Barbalha se caracteriza pela arquitetura do período imperial com prédios construídos nos séculos XVIII e XIX.

Tida como um dos maiores celeiros de cultura popular do interior do Brasil, atrai milhares de turistas todos os anos durante os festejos do padroeiro Santo Antônio. São vários os grupos folclóricos e folguedos juninos compostos por cidadãos das diversas comunidades rurais e dos bairros da cidade. Ponto importante a se enfatizar no contexto cultural e religioso barbalhense é o Grupo dos Penitentes, manifestação religiosa e cultural. Outras fortes tradições são o Reisado e as bandas de Pífano. Outro destaque é o ateliê do Mestre Espedito Celeiro, artesão de couro da região, que fica na cidade de Nova Olinda.

pau da bandeira 1.png

Tem vasta zona rural, que conta com várias comunidades que vivem basicamente da agricultura, com destaque para o corredor rural que vai do Sítio Venha-ver até o distrito de Estrela, onde se concentram a maioria dos engenhos que fazem a rapadura. A visitação aos engenhos e a oportunidade de conhecer e experimentar o doce típico da cidade no momento em que está sendo feito, o que atrai muitas pessoas aos sítios, principalmente comitivas de romeiros, que vêm da vizinha Juazeiro do Norte, que fica a 13,4 km, nas épocas em que a peregrinação religiosa atinge seu pico.

O Balneário do Caldas é uma estância hidromineral do município que conta com duas fontes naturais, os buracos (Bom Jesus e João Coêlho), recomendadas para a prática da balneoterapia. Além das fontes, o balneário possui piscinas de água parada e corrente, bicas e cachoeira. O local conta, ainda, com quadras esportivas, restaurantes, vestiários, ponto de primeiros socorros e diversos espaços para piqueniques e descanso.

Outro destaque é a Floresta Nacional do Parque do Araripe, criada em 1946, uma das florestas mais ricas em diversidade ambiental, com vegetação de Mata Atlântica, caatinga e cerrado, nela fica o Parque Geológico do Araripe, ou Geopark, é o primeiro parque geológico das Américas, reconhecido pela UNESCO.

Como chegar:

Pelo Aeroporto de Juazeiro do Norte, distante 13 km da cidade, que tem vôos diários de e para São Paulo(SP), Campinas(SP), Recife(PE) e Fortaleza(CE), e Petrolina(PE).

Com distância de 504 Km de Fortaleza, tem como municípios vizinhos o Crato, Juazeiro do Norte(CE), Jardim(CE), Moreilândia(PE) e Missão Velha (CE).

Chegada pelas rodovias CE-292, CE 293 e CE 60. O terminal rodoviário conta com rotas estaduais e interestaduais. 

bottom of page