top of page

Festa das Boa Morte - Cachoeira

O registro da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, que é realizada desde 1920. Depoimentos das irmãs da Boa Morte, considaeradas as mães do sincretismo religioso baiano, nos revelam os ritos, cultos e as adorações católicas e candomblecistas vivenciadas por milhares de pessoas que a cada ano se reúnem na cidade de Cachoeira em agosto. 

 

A cidade de Cochoeira é uma das principais do Recôncavo Baiano, conhecida pro ser berço do Samba de Roda , tombado como Patrimônio Imaterial Nacional. A sua história e a da própria Festa também são investigadas e revelam o quão ainda precisamos avançar em relação ao racismo e intolerância religiosa no Brasil.

cachoeira 9.png
cachoeira 10.png
cachoeira 7.png
cachoeira 3.png

A festa ocupa toda a cidade, que é tombada pelo Iphan, como Patrimônio Material pelo Iphan. Cercada por muito misticismo e religiosidade, já foi considerada a cidade mais negra da Bahia, e uma das mais ricas em cultura do Brasil, já chegou a ter aqui mais de 200 terreiros, e hoje tem cerca de 80 em atividade.

A região também abriga a rota dos quilombos, que é composta por 16 comunidades quilombolas, reconhecidos pelo governo da Bahia e pela Fundação Palmares. Dentre eles está o quilombo Kaonge, onde produzem dendê artesanal e têm uma experiência exitosa de turismo sustentável rural.

cachoeira 2.jpg

CACHOEIRA E A ROTA DA LIBERDADE:

Batizada de "Cidade Monumento Nacional", Cachoeira, no Recôncavo Baiano, guarda histórias em cada esquina. Contemplada pelo Monumenta, programa de recuperação do Patrimônio Histórico, a cidade restaurou importantes igrejas e sobrados de seu conjunto colonial, espalhado por praças, ruas, becos, ladeiras e construções. Destaca-se a Matriz de Nossa Senhora do Rosário tem o maior conjunto de painéis de azulejos portugueses fora de Portugal


Encantadoras, as construções do século 17 revelam toda a riqueza da época da nobreza. Entre elas está o que hoje abriga a Fundação Hansen Bahia, que hospedou D. Pedro II em 1858, e Princesa Isabel e Conde d´Eu em 1885. O sobrado foi residência do artista alemão Karl Heinz Hansen e reúne 13 mil peças entre xilogravuras, matrizes e pinturas.

Não pode-se despresar a oportunidade de conhecer a ‘Rota da Liberdade’, formada por 19 comunidades quilombolas da região que que têm guias capacitados em turismo etnico, com conhecimentos de história e geografia regional, primeiros-socorros e condução de trilhas. O roteiro do projeto envolve seis comunidades da região, são elas: Kaonge, São Francisco do Paraguaçu, Dendê, Engenho da Ponte, Engenho da Praia e Camboa.

COMO CHEGAR:

Como chegar a Cachoeira
Cachoeira está a 120 km de Salvador, às margens do Rio Paraguaçu. Para quem está de carro, basta seguir a BR-324 (que liga a capital a Feira de Santana) até o entroncamento para Santo Amaro (terra de Caetano e Bethânia, que também rende ótimo passeio) e seguir pela BA-026.

bottom of page