top of page

Festa do Morro - Recife-PE

 

A Festa do Morro da Conceição, que é celebrada por milhares de pessoas há 200 anos no Recife, capital de Pernambuco, e se converteu na maior festa da religiosidade popular da cidade. No episódio registramos um pouco as personagens e as histórias de fé e luta que rodeiam a paróquia da santa e ajudam a remontar o passado do Morro.

 

A Festa teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma do catolicismo à Imaculada Conceição, em 1904. Nessa época, o bispo católico mandou construir ali uma capela em estilo gótico (hoje modernizada) e nela colocou a imagem da Virgem da Conceição: Maria vestida de branco, envolvida em um manto azul, de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração, esmagando com os pés uma serpente, símbolo do pecado original.
 

Hoje a bicentenária Festa do Morro, como é conhecida, dura cerca de dez dias, e atrai mais gente que a da padroeira da cidade, principalmente no dia 8 de dezembro, dia de N S da Conceição, atraindo milhares de pagadores de promessa que sobem o morro de joelhos ou descalços, ou chegam para acender velas, e levam cestas de alimentos oe outros itens para serem doadas às famílias mais pobres. Junto às homenagens que a Igreja Católica faz a Nossa Senhora, existem também as visitas das religiões afro-brasileiras, fruto do sincretismo religioso que associa a santa à orixá Iemanjá, rainha das águas. 

 

Direção: Alice Gouveia.

Morro 3.jpeg
Morro 2.jpeg
Festa do Morro 2.png
Festa do Morro 3.png

SOBRE RECIFE E O MORRO DA CONCEIÇÃO

Recife, capital de Pernambuco, ocupa uma posição central no litoral do nordeste do Brasil, há 800 km das metrópoles regionais de Salvador e Fortaleza. E é conhecida como destino turístico tem rico patrimônio cultural e praias.

Morro 1_edited.jpg

O Morro da Conceição é um bairro do Recife, antes chamado Outeiro de Bagnuolo, pertencia ao bairro de Casa Amarela, dele se desmembrando em 1988. Seu nome atual data de 1904, quando a Igreja Católica ali construiu um monumento a Nossa Senhora da Conceição, em comemoração ao cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, com a inauguração do monumento, uma grande multidão acorreu ao local, transformando-se em local de romaria e a data passou a ser feriado municipal.

O Morro foi povoado por gente humilde como migrantes que fugiam da seca no Sertão de Pernambuco e desabrigados das regiões ribeirinhas da cidade do Recife. A comunidade tem uma história forte de resistência, tendo sido palco de forte atuação de Dom Helder Câmara e Pe. Reginaldo, ícones da Teologia da Libertação.  O embate comunidade x ditadura que redefiniu a história do Morro da Conceição, em pleno regime militar, a comunidade do Morro da Conceição se articulou, sob batuta de uma Igreja Católica revolucionária, comandada pelo bispo Dom Hélder Câmara e pelo Padre Reginaldo Veloso, para lutar por seus direitos. Décadas depois, o local ainda é lar de pessoas que guardam um histórico que mistura tanto fé quanto resistência.

COMO CHEGAR:

O Recife recebe centenas de vôos, diariamente, vindos de todos os estados brasileiros e de outros países.

A partir do aeroporto tem a opção para chegar ao Morro da conceição são ônibus, Taxis, carros de aplicativos.

Informações:   https://visit.recife.br/como-chegar/

bottom of page