Hanamatsuri-Festival das Flores SP
Neste programa iremos revelar um pouco da tradição milenar que chegou ao Brasil em 1966, mais especificamente no Bairro da Liberdade em São Paulo, com o Festival das Flores. Realizado no sábado anterior à primeira lua cheia de abril, em homenagem ao nascimento do Buda Xaquiamuni, similar à realizada no Japão e Nepal. Neste episódio damos visibilidade aos aspectos da doutrina, mostrando os fundamentos do Budismo.
Vários seguidores importantes do Budismo no Brasil falam sobre a doutrina como a Monja Cohen, o Lama Padma Samten, o Monja Maui do Templo Zu Lai além do Monje Francisco do Templo Busshinji, além de mostrarmos a dedicação da população com os ritos
associados ao Hanamatsuri, como as fantasias das crianças, a distribuição das flores,
o ritual do chá e seus significados. Direção Alice Gouveia.
A festa ocorre no bairro da Liberdade na cidade de São Paulo. A metrópole abriga a maior colônia japonesa no mundo, fora do Japão. Um alto arco torii vermelho marca a entrada da Liberdade, onde as ruas são decoradas com lanternas. As opções gastronômicas incluem bares de sushi, lojas de ramen e barracas de macarrão yakisoba, bem como restaurantes chineses e coreanos. As lojas de presentes e os supermercados vendem quimonos, panelas e iguarias asiáticas importadas, enquanto a Feira da Liberdade, aos domingos, tem acessórios e artesanato.
SÃO PAULO E O BAIRRO DA LIBERDADE:
A maior cidade da América Latina, e centro financeiro do Brasil, está entre as cidades mais populosas do mundo, a cidade tem o maior PIB, de cidades, da América Latina. São Paulo é conhecida por ser uma das maiores receptoras de imigrantes do Brasil e abriga uma diversidade imensa de culturas, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica. A metrópole abriga a maior colônia japonesa no mundo, fora do Japão. Que habitam na maioria o bairro da Liberdade, bairro oriental da metrópole.
A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908, na maior metrópole brasileira o início da caracterização da Liberdade como bairro típico do país oriental se deu no ano de 1912, quando os primeiros visitantes começaram a se fixar na Rua Conde de Sarzedas. Após mais de um século a Liberdade é um pedaço do Japão na maior metrópole da América do Sul. Calcula-se que cerca de 400 mil japoneses e descendentes morem hoje na capital.
No bairro da Liberdade, onde ocorre o Hanmatsuri, um alto arco torii vermelho marca a sua entrada, onde as ruas são decoradas com lanternas vermelhas. Abriga um forte centro comercial e também Templos Budistas e centros culturais ligados à cultura oriental. As lojas vendem quimonos, panelas e iguarias asiáticas importadas,as livrarias têm livros de países orientais, enquanto a Feira da Liberdade, aos domingos, tem acessórios e artesanato. As opções gastronômicas incluem bares de sushi, lojas de ramen e barracas de macarrão yakisoba, bem como restaurantes chineses e coreanos.
Além do Hanamatsuri, o bairro Liberdade abriga outras festas da tradição japonesa e oriental, como o Ano Novo Chinês, em Janeiro ou fevereiro; o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, realizado em julho e o Toyo Matsuri, ou Festival Oriental, e o Moti Tsuki, o Festival de Final do Ano, ambos em dezembro.
COMO CHEGAR:
São Paulo recebe centenas de vôos, diariamente, vindos de todos os estados brasileiros e de outros países.
A melhor do que visitar o Bairro Liberdade do que de metrô.
Informações: http://www.capital.sp.gov.br/turista