Festas de Oxum - Recife e RMR-PE
Neste programa registramos diferentes festas realizadas para a Orixá Oxum no mês de julho, em Terreiros de Candomblé na Região Metropolitana do Recife, capital de Pernambuco.
Oxum, que está dentre os principais orixás cultuados pelas religiões de matriz africana no Brasil. Também conhecida como senhora das águas doces, dos rios e cachoeiras, é também a Orixá do amor, da maternidade e da fecundidade. É também cultuada na Nigéria, onde ocorre anualmente uma festa milenar no Bosque Sagrado de Osun, nos arredores da cidade de Osogbo, é um dos últimos remanescentes de floresta primária alta no sul da Nigéria. No Brasil Oxum é cultuada e festejada em todos os estados, geralmente nos meses de Julhoe dezembro.
O episódio mostra alguns dos rituais e festas, realizadas em julho, em terreiros da Região Metropolitana do Recife, preparadas com esmero pelo povo de Axé para a Orixá. Com depoimentos importantes, que evidenciam a relação do povo de terreiro com a preservação da natureza, dados pelas Ialorixás Mãe Valda de Pirapama, do Ilê Asè Sango Ayrá Ibona, localizado no Cabo de Santo Agostinho; de Mãe Bete de Oxum, Ilê Axé Oxum Karê, localizado nas cidades de Paulista e de Olinda; do babalorixá Pai Ivo de Xambá, do Terreiro de Xambá, localizado em Olinda, além do Abi Axé Claudio Soares, que construiu e mantêm o santuário Roça de Iemanjá Ohgunté na Praia de Calhetas, Cabo de Santo Agostinho, dedicado aos Orixás. Além de outros como da Médica Vera Barone, e da Ebomi Lourdes Campelo.
Direção: Carla Francine e Alice Gouveia.
As festas foram registradas em diferentes cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).
RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA :
Recife, capital de Pernambuco, ocupa uma posição central no litoral do nordeste do Brasil, á 800 km das metrópoles regionais de Salvador e Fortaleza. Conhecida como destino turístico, pelo rico patrimônio cultural e praias.
O programa é registrado nas cidades de:
Olinda - Situada há seis quilômetros do Recife, é conhecida pelo seu Sítio Histórico preservado. Além de sua beleza natural, Olinda é também um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Em 1982, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura no ano de 2006. Foi a primeira vez que o Brasil elegeu uma capital cultural, uma iniciativa da organização Capital Brasileira da Cultura, com o apoio dos ministérios da Cultura e do Turismo e da UNESCO.
Olinda revive o esplendor de seu passado todos os anos durante o Carnaval, do som do Frevo, maracatu e afoxés, ritmos originais de Pernambuco. Olinda abriga vários terreiros, e em 2021 foi realizado um cadastramento para mapear os terreiros de matriz africana e afro-indígena da cidade, a fim de colaborar para o combate à intolerância religiosa.
Em Olinda, no bairro do Guadalupe está localizado o Terreiro Ilê Axé Oxum Karê, onde reside Mãe Beth de Oxum, onde é realizada mensalmente a sambada do Coco de Umbigada, e funciona a rádio comunitária Amnésia, além de ministrados cursos de construção de games para jovens da periferia.
Paulista, cidade localizada há 15 km do Recife. Em 2023 Mãe Beth iniciou a transferência da sede do Ilê Axé Oxum Karê para a Roça Riacho de Prata, localizado à beira do Rio Paratibe e rodeado de mata, no bairro de Maranguape II, em Paulista-RMR, um momento importante na sua trajetória, visto a aquisição do terreno há mais de dez anos para essa finalidade, levando seus Orixás para mais perto da natureza.
Outras Informações Instagram: @maebethdeoxum
Também em Olinda está o Terreiro Nação Xambá, território da ancestralidade africana, único terreiro de nação Xambá na América Latina, e o segundo quilombo urbano do Brasil. Foi criado por Mãe Biu, mãe de Pai Ivo de Xambá, no bairro de São Benedito, hoje Portão do Gelo, onde uniu em torno de si toda a família. Hoje é Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Outras Informações Instagram: @terreiroxamba
Pirapama: Uma área rural no entorno do Rio e da Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, RMR, onde tem um povoado e está a sede do terreiro Ylê Asé Sango Ayrá Ibona, da Yalorixá Mãe Valda de Pirapama, que iniciou a festa no Terreiro em 2001 e deste 2018 faz o Cortejo da Oxum, onde saem cantando, dançando e levando flores, comidas de santo e presentes que são ofertados a Orixá às margens do Rio Pirapama.
Praia de Calhetas, distante 37 Km do Recife, situada ao norte do Cabo de Santo Agostinho, foi o local da descoberta, pelos europeus, do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500. Cercada por rochas e coqueirais, é uma das mais belas praias de Pernambuco e muito procurada para o banho de mar devido a suas águas mornas e transparentes, para mergulho e pesca submarina e também para a prática da Tirolesa. No ponto mais alto da Praia o aby axé – zelador dos orixás – Claudio Soares construiu um Santuário para os Orixás, com assentamentos ao ar livre.
COMO CHEGAR:
O Recife recebe centenas de vôos, diariamente, vindos de todos os estados brasileiros e de outros países.
A partir do aeroporto tem várias opções para chegar ao centro e às cidades da RMR: metrô, ônibus, Taxis, carros de aplicativos, etc.
Informações: https://visit.recife.br/como-chegar/